Marque a sua consulta  






    * campo obrigatório

      Autorizo a utilização dos meus dados pessoais por parte da SaniDent para me contactar por telefone, sms, correio ou email, para efeitos de marcação, alteração, cancelamento, acompanhamento de consultas e tratamentos, bem como para felicitações. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.

    Saltar para o conteúdo

    Quais as Consequências Ocultas da Perda de Dentes?

     In Doenças Periodontais, Higiene Oral, Implantes Dentários, Perodontologia

    Somos presenteados com dois conjuntos de dentes, sendo os primeiros os dentes decíduos e os segundos os nossos dentes de adulto ou permanentes. Os nossos dentes decíduos caem naturalmente entre os 6 e os 12 anos de idade ao passo que os dentes de adulto duram uma vida. No entanto, quando perdemos os nossos dentes permanentes, não possuímos substitutos naturais para eles.

    O Papel dos Dentes

    A principal função dos dentes é a mastigação. Ao mesmo tempo que mastigamos a saliva mistura-se com a comida e tem início o processo digestivo. Para além disso, os dentes podem facultar-lhe um sorriso brilhante e proporcionar valor estético à sua face. Os dentes ajudam ainda a manter as formas faciais, a manter o equilibrio muscular da face, a manter a mandíbula saudável e a evitar disfunções da articulação temporo-mandibular (a articulação entre a maxila e a mandibula). Para além disso, contribuem ainda para uma correcta pronunciacão das palavras quando falamos.

    Causas Para a Perda Dentária

    Cada vez mais as pessoas de maior idade estão a conseguir manter os seus dentes durante mais e mais tempo1 e até durante toda a vida. Algumas das causas da perda dentária estão totalmente debaixo do nosso controlo e é por isso que é importante manter uma boa saúde oral e visitar o seu Higienista e Dentista regularmente.

    As causas mais comuns para a perda de dentes em adultos são: doenças das gengivas (gengivites e periodontites), cáries, trauma e/ou outras doenças ou factores de risco2, como sejam a diabetes, hipertensão, artrite, fumar ou má nutrição.

    Consequências da Perda Dentária que Precisamos Conhecer

     

    Remoção / movimentação de outros dentes

    Quando um dente cai ou é removido cria-se um espaço vazio. Consequentemente, este espaço permite que os dentes adjacentes se movam e ocupem o dito espaço. Para além disso, se o dente perdido for um dente inferior, o seu oponente superior começa a migrar para baixo. Esta migração não é saudável e pode causar dano aos tecidos circundantes.

    Alterações na oclusão

    A forma como mordemos depende da posição dos nossos dentes. Os dentes são, inegavelmente, de suprema importância para a nossa mastigação e, quando os perdemos, a nossa mordida sofre alterações o que pode resultar em disfunções da articulação.

    Disfunções articulares

    Quando os dentes de um dos lados da boca se perdem, temos a tendência de mastigar a comida para o outro lado apenas. Contudo, morder e mastigar de um só lado pode causar dor severa na articulação temporo-mandibular ou próximo dos ouvidos.

    Fracturas dentárias

    Se perdermos os dentes que são críticos para a mastigação (i.e. os molares), as forças da mastigação são direccionadas para os dentes dianteiros. No entanto, a função principal deste dentes não é a mastigação. Assim, quando sujeitos a forças acrescidas devido à ausência dos molares, isto pode levar a micro fracturas nos dentes dianteiros.

    Problemas estéticos

    O facto do maxilar e da mandíbula encolherem e se deteriorarem afecta o aspecto da nossa face. A flacidez facial, devida primariamente, à regressão da mandíbula e da maxila, fazem-nos parecer mais velhos o que pode afectar a nossa auto-estima.

    Perda óssea

    Se um dente em falta não for substituído por um dente prostético, fixo ou removível, o osso abaixo das gengivas nessa área irá começar a degenerar. Como consequência, o osso perderá altura ou irá tornar-se plano, o que torna muito mais difícil elaborar uma prótese ou colocar um implante. Assim sendo, é de todo o interesse substituir dentes em falta o mais depressa possível.

    Dores de cabeça devido a dentes em falta

    Sem o apoio dos molares, os dentes podem derivar aleatoriamente. Isto pode resultar em mordidas invulgares que colocam força excessiva na articulação temporo-mandibular ao ponto de provocar danos. Entretanto, isto pode ter como efeitos secundários comuns, o aparecimento de dor e de dores de cabeça.

    Problemas na fala

    Alterações óbvias vão ocorrer na nossa fala e fonética. Para uma correcta pronunciação de palavras é necessária uma altura mandibular adequada, um contorno ósseo do nosso palato e dentes.

     

    Se tem dentes em falta e está em dúvidas sobre a colocação de de implantes, não se preocupe! A nossa equipa nas Clínicas SaniDent pode exclarecê-lo e apoiá-lo a cada passo do processo.

     

    Carnaxide

    Telef.: 214 170 174 / 910 222 288 / carnaxide@sanident.pt

    Moscavide

    Telef.: 219 443 436 / 910 444 418 / moscavide@sanident.pt

    Visite o nosso website www.sanident.pt ou contacte-nos para mais informações.

    Comentários

    Recommended Posts